31.1.07

Convite pessoal

Cheguei a pouco de Curitiba e lá, conversando com alguns "amigos da onça" que fazem parte dos altos escalões do governo Requião, descobri que em várias reuniões o governador pedia que os futuros assessores apresentassem (sugerissem) nomes para comporem o governo neste mandato e nomes para comporem a direção executiva das Regiões Metropolitanas e alguns nomes nunca eram citados. Um exemplo é a do ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi que, nas reuniões não era lembrado pelos deputados de Maringá e futuros secretários, menos ainda pelo deputado do Partido dos Trabalhadores (PT), Ênio Verri. Como Requião percebia que faltava nomes a serem lembrados, por várias vezes perguntou: e o Caleffi? E o Caleffi?. Às vezes que isto ocorreu, disse-me, Ênio e Vargas tentavam desconversar. Em alguns momentos Requião chegou a se irritar percebendo que problemas políticos pessoais de alguns que comporiam seu governo estavam lhe cheirando mal.
Devido a isto, Requião pessoalmente, ligou para João Ivo e o convidou a coordenar a Região Metropolina de Maringá. Disse-me um outro de confiança do governador que João Ivo é mais confiável para Requião do que o Vargas e o Ênio. Estes dois - disse - farão parte de seu governo por questões políticas, podendo a qualquer momento serem convidados a deixarem a pasta. Do contrário, caso João Ivo se saia bem na Região Metropolitana de Maringá e se quiser - disse - permanecerá até o final do governo em 2010.
Outros dois que conversei observaram que pelo comportamento do Verri nas reuniões, provavelmente dirá ao ex-prefeito e à imprensa de Maringá que a indicação do nome João Ivo para coordenar a Região Metropolitana foi dele, o que não é verdade.